O que quer dizer com aplicação thin-client?
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Aplicação Thin client é onde toda a lógica de negócio no lado do servidor, mas muito pouco código é no lado do cliente, como podemos ver em aplicações web, onde muito pouco código em javascript, mas toda a lógica de processamento é no servidor,
Uma aplicação "thin client" é uma aplicação em que os requisitos do utilizador, em termos de potência de processamento, pegada e configuração, são relativamente mínimos.
As aplicações Thin client opõem-se às aplicações que exigem que o lado do utilizador final faça algumas das seguintes coisas:
- instalar um programa específico de Aplicação, tipicamente um binário relativamente grande, talvez com bibliotecas dependentes e arquivos de suporte,
- instalar uma base de dados de sortes
- inclui a sua própria lógica para processar algumas das funções do aplicão, de ponta a ponta.
Tais aplicações de "cliente não fino" não excluem a possibilidade de ter alguns dos dados ou características da aplicação servidos a partir de um servidor remoto, mas várias das funcionalidades das aplicações são tratadas localmente pela aplicação.
Os Clientes magros, por outro lado, implicam a existência de um servidor que fornece a maior parte do comportamento da aplicação , deixando o lado" thin-client " lida com pouco mais do que a entrada do usuário final e exibe na tela.
A aplicação web é, na maioria dos casos, uma aplicação thin-client, embora nem sempre seja considerada como tal (porque o termo "thin client" era tradicionalmente usado no contexto dos serviços terminais (ver abaixo)). O navegador web faz pouco mais do que essas funções de entrada / Exibição Do Usuário (mesmo que fazer alguma coisa disso requer um pouco de elevação pesada javascript). Com a a chegada de "Web 2.0" e seus navegadores web com JavaScript rápido e confiável, recursos html5 como tela, etc.a distinção entre aplicações web e thin-client pode tornar-se turva novamente. De um modo geral, devido ao seu suporte de servidor pesado estas aplicações, e devido à sua capacidade de "apenas trabalho." ( nenhuma instalação do lado do cliente necessária) aplicações web serão consideradas 'thin client', eu acho, mesmo quando o cliente recebe scripts grandes para que ele possa suportar vários recursos locais...
Existem muitas aplicações que não são baseadas no navegador web e que se qualificam como thin-client. Por exemplo, uma aplicação de encomendas online dedicada que permitiria ao Utilizador Final pesquisar as encomendas anteriores ou o próprio catálogo, introduzir novas encomendas com alguma validação mínima, etc. qualificar-se-ia como cliente magro.
Uma tecnologia frequentemente associada ao thin client é a da Microsoft. Serviços de terminais (ou simlar technologies offered by outros fornecedores, como o Citrix), em que o computador do lado do usuário final é apenas um console gráfico, recebendo a entrada do usuário final e passando-o para o servidor, e recebendo imagens bitmap exatas das porções da tela que precisam ser atualizadas. Esta tecnologia permite executar aplicações tradicionais não modificadas, do lado do servidor, e tê-las usadas em qualquer cliente fino que possa precisar. Desta forma, nenhuma instalação é necessária do lado do cliente, e também o os requisitos de hardware para o lado do cliente são muito reduzidos, uma vez que todos os cálculos pesados, o acesso a armazenamento enorme e outros recursos caros são feitos pelo servidor.
Um cliente magro é aquele em que actua apenas como uma interface para o utilizador. Todo o processamento de negócios é feito no final do servidor onde a aplicação do servidor está hospedada.
Um thin client pode referir-se a um programa de software ou para um computador real que baseia-se fortemente em outro computador para fazer a maior parte de seu trabalho. Um cliente fino é parte de uma rede, e o software cliente ou computador atua como uma interface, enquanto o computador servidor de rede faz todo o trabalho real. No caso de um computador, um cliente magro é incapaz de executar muitas funções sozinho. Um computador cliente fino pode ser uma máquina concebida apenas para utilização online, envio e recepção de E-mail e navegação na internet. Um computador thin client também pode ser parte de uma rede maior, em uma empresa ou escola, por exemplo.
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A thin client normalmente significa que o servidor faz a maior parte do trabalho, enquanto a aplicação cliente faz muito pouco.
Significa uma aplicação do lado do cliente que consome baixos recursos do sistema. Recursos podem ser-RAM, disco rígido, poder de processamento gráfico e outros semelhantes. E ele depende do servidor (pode ser outro computador) para cumprir parte da exigência de recursos.
Exemplos da aplicação thin client:
Browser : oferece uma plataforma comum para as aplicações do thin client serem executadas. Como só o navegador precisa ser instalado no lado do cliente, é a maneira mais popular de criar o thin aplicação cliente, só o lado negativo é que não existem muitos privilégios para a aplicação ser executada.
Alguns serviços online como weather service : nem cada computador pode ligar-se ao satélite para conhecer as condições meteorológicas (e provavelmente não é viável), por isso a aplicação instalada pode ligar-se ao servidor comum que, por sua vez, se comunica com o satélite e devolve o resultado à aplicação.
Um cliente magro pode referir-se a um programa de software ou a um computador real que depende fortemente de outro computador para fazer a maior parte do seu trabalho. Um cliente fino é parte de uma rede, e o software cliente ou computador atua como uma interface, enquanto o computador servidor de rede faz todo o trabalho real. No caso de um computador, um cliente magro é incapaz de executar muitas funções sozinho. Um computador thin client pode ser uma máquina projetada apenas para uso on-line, envio e recepção de E-mail, e a navegar na rede. Um computador thin client também pode ser parte de uma rede maior, em uma empresa ou escola, por exemplo.
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O cliente fino tradicional é o modelo terminal / mainframe. O terminal existe apenas para transmitir instruções para o mainframe e apresentar uma UI significativa para o usuário. Um bom exemplo moderno é o navegador web e o servidor web (com o navegador sendo o cliente fino).
Se você está construindo um software que é alguma variação do seguinte padrão:
Modelo de domínio UI -> data
Então, num cliente fino a camada UI está na máquina cliente (pense em páginas html, javascript pré pesado) e tudo o resto está em um local separado (um servidor em muitos casos)
Considerando que um cliente espesso é onde os dados estão o [servidor] e o interface e o modelo/lógica de domínio estão na máquina (pensar scripting/lógica do lado do cliente).
Normalmente refere-se a uma aplicação web.
- O Thin client é uma aplicação baseada no navegador.
- O Thick client é uma aplicação baseada no sistema operacional.
Basicamente, um thin client é uma aplicação baseada na web e a maior parte do processamento é feito do lado do servidor.
Um cliente espesso é instalado no lado do cliente. Ele ainda está conectado ao servidor, mas a maioria do processamento é feito do lado do cliente. Com um cliente espesso, não haverá muito processamento através da rede. De certa forma, será muito opção mais rápida se a sua rede for lenta ou congestionada.